Gráficos


       Leitura e interpretação de gráficos

           Cada vez mais os vestibulares exigem essa competência

Existem diversos tipos de gráficos: linhas, barras, pizzas etc. Estudaremos aqui os gráficos constituídos de linhas num sistema cartesiano de eixos coordenados.

A primeira exigência ao deparar com um gráfico parece óbvia, mas nem sempre é verificada com o cuidado necessário: identificar exatamente o que representam o eixo horizontal e o eixo vertical, bem como as unidades de cada grandeza quando são gráficos de grandezas físicas.

A característica de um gráfico cartesiano é basicamente mostrar como uma grandeza varia em função de outra. Habitualmente reservamos o eixo horizontal para a grandeza que varia independentemente, e o eixo vertical para a grandeza cuja variação é provocada pela primeira.

Gráficos de M.R.U

O gráfico da velocidade no movimento retilíneo uniforme será sempre uma reta paralela ao eixo das abscissas (tempos) pois a sua velocidade não muda em função do tempo.
Observe no nosso exemplo que o rapaz percorre espaços iguais em tempos iguais. Ele leva 2 s para percorrer cada 10 m, ou seja, quando está a 10 m se passaram 2 s, quando está em 20 m se passaram 4 s e assim sucessivamente, de tal forma que se calcularmos sua velocidade em cada uma das posições descritas (comparadas com a posição inicial), teremos:

v_m=\frac{\Delta s}{\Delta t}=\frac{10}{2}=\frac{20}{4}=\frac{30}{6}=\frac{40}{8}=5m/s

Portanto quando falamos de M.R.U não tem mais sentido em utilizarmos o conceito de velocidade média, já que a velocidade não se altera no decorrer do movimento, logo passaremos a utilizar:
v = vm
Função horária do M.R.U
Partindo da definição da velocidade:
v=\frac{\Delta s}{\Delta t}=\frac{s_2-s_1}{t_2-t_1}
Aplicando as observações descritas acima, temos:
v=\frac{s-s_0}{t-0}
Simplificando a expressão, temos que:

v.t=s-s_0 \,\!

Isolando o espaço s, fica:

s_0+v.t=s \,\!

Portanto a Função Horária do M.R.U é dada por:

s=s_0+v.t \,\!

Através desses videos iremos aprender a como resolver questões com Gráficos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário