Movimento Retilíneo Uniforme

Quando um corpo se desloca com velocidade constante,ao longo de uma trajetória retilínea,dizemos que seu movimento é retilíneo uniforme. No M.R.U a velocidade média assim como sua velocidade instantânea são iguais.
Como exemplo,suponhamos um automóvel movendo-se em uma estrada plana e reta,com seu velocímetro indicando sempre uma velocidade de 60 Km/h.Como você sabe,isto significa que :

em 1,0 h o carro percorrerá 60 Km
em 2,0 h o carro percorrerá 120 Km
em 3,0 h o carro percorrerá 180 Km etc.

Observe que,para obter os resultados mencionados,você intuitivamente foi acrescentando 60 Km a cada acréscimo de 1,0 h no tempo do percurso.Você poderia ,então, chegar aos mesmos valores da distância percorrida multiplicando a velocidade pelo tempo gasto no percurso. Portanto,representando por

d a distância percorrida
v a velocidade (constante) 
t o tempo gasto para percorrer a distância d

podemos escrever :

                                                       d = v.t

Evidentemente essa equação se aplica mesmo a trajetória não ser retilínea,mas não se esqueça que ela é validada somente se a velocidade permanecer constante. 


Existe duas classificação para o M.R.U

Movimento Uniforme Progressivo – O sentido do movimento do corpo coincide com o sentido fixado como positivo para a trajetória; a velocidade do móvel é positiva; os espaços aumentam em relação à origem.
Movimento Uniforme Retrógrado (ou regressivo) – O móvel anda contra a orientação da trajetória; a velocidade é negativa; os espaços diminuem algebricamente em relação à origem.

                                                             




Nenhum comentário:

Postar um comentário